segunda-feira, 28 de abril de 2014

Hipertexto

Definições de Hipertexto - retirados do texto: HIPERTEXTO E CONSTRUÇÃO DO SENTIDO -
Ingedore G. Villaça Koch

No glossário do Hypertext/Hypermedia Handbook , de Berk e Devlin (1991), encontra-se a seguinte explicação do verbete hipertexto:

Hipertexto: a tecnologia de leitura e escrita não-sequenciais. O termo hipertexto refere-se a uma técnica, uma estrutura de dados e uma interface de usuário. [...] Um hipertexto (ou hiperdocumento) é uma coleção de textos, imagens e sons – nós – ligados por atalhos eletrônicos para formar um sistema cuja existência depende do computador. O usuário/leitor caminha de um nó para outro, seguindo atalhos estabelecidos ou criando outros novos. (BERK; DEVLIN, 1991, p.543)


Para Bairon (1995, p.45), trata-se de “um texto estruturado em rede [...], uma matriz de textos potenciais” , de forma que cada texto particular vai consistir em uma leitura  realizada a partir dessa matriz.


Lévy (1993, p.33) afirma que o hipertexto melhor se define como: "um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou parte de gráficos, sequências sonoras, documentos complexos que podem ser eles mesmos hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria deles, estende suas conexões em estrela, de modo reticular".

Texto completo disponível em: https://www.google.com.br/#q=HIPERTEXTO+E+CONSTRU%C3%87%C3%83O+DO+SENTIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário