quinta-feira, 4 de abril de 2013

Justificativa


          
            
            O ensino no século XXI tem passado por grandes transformações. A escola passou a desempenhar vários papéis, assumindo inúmeras atribuições. O mundo globalizado exige, cada vez mais, que ambiente de aprendizagem acompanhe as grandes transformações que nele acorrem, isso porque os alunos têm acesso a todas as mídias, as tecnologias e informações provenientes dos mais modernos meios possíveis. A própria forma de aprender e ensinar tem tomado rumos muito diferentes. Antes, o papel do professor era apenas transmitir o conhecimento; hoje, o educador é apenas um mediador do conhecimento que os docentes trazem para a escola. A preparação da aula era simplesmente dominar a matéria a ser ministrada e, buscar algumas estratégias e exercícios para que ela fosse transmitida. 
        Atualmente, faz-se necessário muito mais do que isso, uma vez que as escolas dispõem de várias mídias como lousas eletrônicas, salas equipadas com data show, internet de acesso livre aos alunos, salas de recursos e informática, entre outras. Sem contar o registro diário das atividades que tem sido realizado intranet.  
          Para que possamos utilizar de maneira eficaz essas novas tecnologias que nos são apresentadas diariamente e também a fim de melhorar a qualidade de ensino, além de diversificar as atividades é que se propõem algumas atividades de produção textual. Lembrando que os jovens se identificam com as ferramentas tecnológicas. Para que o ensino da produção textual seja sistemático e efetivo, é necessário observar que há varias ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento pleno do trabalho, cada vez mais voltado para que se trabalhe com a questão dos gêneros textuais modernos, recentes, como por exemplo, criação de blogs, redes sociais, sites de vídeos, jornais online, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário